15 março 2018

Sociólogo expõe outro lado e revela como episódio com professor Alípio expõe misérias da UFRN

O sociólogo Robson Braga, em artigo que chegou ao BlogdoBG, saiu em defesa do professor Alípio Sousa, alvo de protesto de alunos em uma situação que ganhou contornos dramáticos na UFRN.
Tudo começou com uma contenda entre o professor e uma aluna e, agora, o evento não para de ter desdobramentos.
Importante destacar que as origens do fato já não são mencionadas. Os recentes episódios tratam agora de uma luta entre o professor Alípio e alunos e docentes, razão pela qual segue o texto abaixo que o blog achou pertinente publicar:
por Robson Braga – Sociólogo
Nós que fomos alunos do Alípio bem sabemos do que se trata: Alípio sempre foi um incômodo para muitos dos seus colegas professores, assim como para muitos alunos.
E por uma razão muito simples: exigir que alunos e professores da universidade cumpram os seus papéis respectivos de acordo com a natureza da instituição.
Professores devem ter conhecimento, devem estudar, pesquisar, escrever e ensinar. Alunos devem estudar e aprender com seus mestres.
É para proporcionar esse encontro entre mestres e alunos autênticos que a universidade existe.
Mas muitos, não sendo capazes, por falta de vocação, de exercer um desses papeis, se empenham em produzir simulacros: professores “democráticos”, que não assumem efetivamente a condução de suas aulas porque não têm o que transmitir, não estudaram e não estudam, não pesquisam, e para disfarçar essa disfunção transformam a aula numa espécie de assembleia permanente.
Alunos que aproveitam essa fuga da responsabilidade dos professores para fugirem também das suas, deixando de estudar efetivamente para se transformarem em “opinadores”, tagarelas do senso comum, empulhadores.
Por sempre ter combatido esses dois tipos, em palavras e pelo seu próprio exemplo, Alípio foi colecionando inimigos ao longo dos anos. Inimigos que agora se aproveitam de um factoide hipócrita para atacá-lo covardemente. É disso que se trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário