18 março 2018

Oito candidatos disputam 1º turno na Rússia; Putin deve vencer com maioria absoluta

A Rússia realiza o primeiro turno das eleições presidenciais neste domingo (18). Oito candidatos disputam o pleito, sendo que Vladimir Putin – no poder desde 1999 – é cotado como favorito — as pesquisas apontam que ele tem cerca de 70% das intenções de votos.
A data também é simbólica e favorável a Putin, já que é o quarto aniversário da retomada da Crimeia pelo país. Se acontecer um inesperado segundo turno, ele será em três semanas, no dia 8 de abril.
A votação no país é não obrigatória e mista para os 110 milhões de russos convocados — há voto eletrônico em alguns lugares, mas se mantém o papel durante a contagem. São mais de 97.000 colégios eleitorais na Rússia e outros 400 em 145 países. Essa é a primeira vez que a ‘geração Putin’ vai às urnas.
Favorito na eleição, o presidente Putin escolheu a seção eleitoral aberta na sede da Academia das Ciências da Rússia, na movimentada Avenida Lenin de Moscou, para depositar seu voto durante a manhã. Ao ser perguntado pelos jornalistas pelo resultado que gostaria obter das urnas, Putin respondeu que se conformará com ‘qualquer um que obtenha o direito de ser presidente.’
Com os 11 fusos horários dentro do país, o pleito deve levar 21 horas para ser concluído. A votação começou às 17h deste sábado (17) no horário de Brasília com a abertura dos colégios eleitorais em Kamtchatka, Tchukotka e Magadan, regiões mais orientais do país. O encerramento está previsto para às 14h deste domingo (18) com o fechamento das urnas em Kaliningrado.
Putin deve garantir mais seis anos de mandato, a começar pelo fato de que seu maior opositor, Alexei Navalny, foi proibido de concorrer às eleições em dezembro do ano passado. De acordo com as pesquisas, o segundo candidato com maior número de intenções de votos é Pavel Grudinin, com aproximadamente 6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário